quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015



O paulista Rafael Sassaki, 24, nunca foi um aluno exemplar na escola. Passava de ano com certa dificuldade e chegou a enfrentar algumas recuperações no meio do caminho. Mas o rendimento mediano não impediu que quatro universidades estrangeiras mostrassem interesse pelo estudante. O alvo das instituições não estava no boletim do aluno, mas sim em suas habilidades nos campos de futebol.
Graças ao talento para driblar e fazer gols, Sassaki cursou administração com ênfase em marketing na Universidade Columbia, nos Estados Unidos. O reconhecimento nos gramados foi tão grande que a bolsa de estudos que cobria apenas parte das despesas do aluno se tornou integral durante o intercâmbio. A rotina do atleta brasileiro não foi fácil: o estudante teve que levar a sério todos os treinos e ainda mostrar bons resultados acadêmicos. "A pressão é muito grande, tanto no campo como dentro da sala de aula, mas a experiência foi extremamente valiosa. Aprendi a ser mais disciplinado e conquistei um diploma de uma universidade de ponta", diz Sassaki. 
Segundo a Daquiprafora, consultoria especializada nesse mercado, as bolsas esportivas podem variar de 5% a 100%, dependendo da modalidade esportiva e do nível do atleta. “Como as universidades são muito exigentes, o estudante precisará se organizar para conciliar os estudos com as competições”, diz Felipe Fonseca, responsável pelo Departamento Acadêmico da Daquiprafora.
Custos — Mesmo o aluno que obtém uma bolsa de estudos integral deve estar preparado para os gastos inevitáveis do processo, que incluem desde as despesas para providenciar a papelada necessária, como o exame de proficiência no idioma, o visto de estudante e as traduções juramentadas da documentação, até os custos com a assessoria da agência de intercâmbio, que podem chegar a 14.000 reais.
Veja, a seguir, como se preparar para pleitear uma bolsa de estudos em uma universidade no exterior:

Como conseguir uma bolsa esportiva no exterior:

1 de 5

Agência de intercâmbio

O primeiro passo para o brasileiro que pretende pleitear uma bolsa de estudos para atletas no exterior é procurar uma agência de intercâmbio que trabalhe com essa modalidade. Elas selecionam as universidades que se encaixam com o perfil do atleta, de acordo com a modalidade esportiva e as notas do estudante. 
Algumas agências que trabalham com bolsas esportivas:
Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário